Quais as vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta?

Quais as vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta?

Comprar na planta ou depois de pronto depende fundamentalmente da necessidade de uso do comprador ou do seu planejamento de investimento. O mais importante nos dois casos é que se observe bem a parte legal da transação, como registro de incorporação, memorial descritivo, se a planta atende as necessidades da família, histórico cadastral das empresas vendedoras (construtora e imobiliária) e finalmente observar se as formas de pagamento estão dentro do seu orçamento para não ser surpreendido pelas correções ou taxas de juros.

Uma dúvida que é constante na cabeça de quem está planejando adquirir o seu imóvel é a seguinte: O que é mais vantajoso, comprar  na planta ou somente depois de pronto? Listamos aqui os prós e contras de se comprar um imóvel na planta. Veja e tire suas conclusões.

PRÓS:

Preço do imóvel – Normalmente, ele é em torno de 20% mais barato do que um imóvel pronto.

Condição de pagamento – Se você aproveita um lançamento, terá mais tempo para se programar. As condições de pagamento das construtoras geralmente são muito sedutoras. Na maioria das vezes o comprador paga de 10% a 30% do valor do imóvel até as chaves e o resto pode financiar com algum banco, que estão com as menores taxas da história, ou quitar o valor.

Prazo para planejar a mudança – Muitos noivos se interessam por comprar imóveis na planta e um dos principais motivos é o tempo de entrega do imóvel. Este tempo proporciona certa tranqüilidade para os noivos planejarem o casamento e toda a mudança.

Documentação descomplicada – Assim como um carro zero, um apartamento na planta tem menores chances de ter problemas com documentação, principalmente por conta de nunca ter sido habitado.

Instalações modernas – Instalações novas evitam custos com manutenção, além de suprirem através de uma infra-estrutura moderna as necessidades atuais dos consumidores.

Agilidade na decoração e mobília – Com a planta na mão o planejamento da decoração e da mobília é mais tranqüilo que o normal.

Alta liquidez – Se o imóvel escolhido for bem localizado e tiver uma boa planta, terá uma alta liquidez. Investidores sempre compram imóveis na planta, portanto, diante de qualquer imprevisto financeiro, vender o imóvel pode ser uma saída.

CONTRAS:

Risco de atraso na entrega – A justiça tem sido rigorosa neste aspecto. Devemos ficar atentos para o atraso contratual de 180 dias além do período de obras. Ele é considerado legal e você só pode pedir restituição material (e dependendo do caso, até dano moral) após este prazo.

Dificuldade de visualização – Algumas pessoas têm dificuldades de visualizar o imóvel apenas olhando para os projetos apresentados previamente. Algumas incorporadoras investem na construção de uma unidade decorada na fase de lançamento e em imagens que facilitem a compreensão de seu público como solução para este problema.

Tempo de espera – Se o uso é imediato, e há disponibilidade  financeira, comprar o pronto tende a ser a melhor solução.

CONCLUSÃO

Independente da escolha por imóvel na planta ou imóvel pronto, pesquise sobre a construtora, se ela é solvente ou se tem muitos processos.  Procure sempre empresas livres de reclamações no PROCON, sobretudo se você escolher a compra de imóvel na planta. Analise muito bem o projeto e tudo o que for estabelecido.

O mais importante, tanto para a aquisição imediata, como a aquisição a médio e longo prazo, é a qualificação da empresa construtora, da incorporadora e do agente financeiro responsável pelo financiamento. Existem no mercado um numero considerável de empresas idôneas, que oferecem confiança a quem compra, e primam pela qualidade construtiva.  Empresas Filiadas aos Sindicatos da Construção Civil de seu estado (SINDUSCON) e que são certificadas em um Sistema de Gestão da Qualidade como o PBQP-h ou ISO9001 tendem a ser  mais confiáveis.

E então, qual a sua escolha?

Fontes: Blog Do Investidor Imobiliário; Diário de Natal / RN, Alex Costa

Sobre Tiago Miranda Costa

Engenheiro Civil com MBA em gerenciamento de projetos, sócio fundador da Concretize Construções e Incorporações em Natal-RN desde 2008. Apaixonado por temas como empreendedorismo, marketing digital, produtividade e por descobrir maneiras de ajudar outras pessoas de maneira escalável.

Comentários

468 ad