Casa ou apartamento? Veja vantagens e desvantagens de cada opção

Casa ou apartamento? Veja vantagens e desvantagens de cada opção

Para uma pessoa que deseja morar em uma casa própria, essa dúvida é muito comum. A verdade é que tanto casas, quanto apartamentos apresentam suas vantagens. Por este motivo, vamos dar nas próximas linhas deste artigo alguns detalhes sobre as vantagens e as desvantagens que cada um oferece para que você finalmente possa se decidir!

Apartamentos

1DSC02573

Segurança

Normalmente, são as opções prediletas de quem procura por segurança, já que há um condomínio fechado com câmeras por todos os lados e com grades, além de estrutura para atender a praticamente de tudo.

Muitos condomínios oferecem este tipo de estrutura e acaba por agradar às pessoas que procuram por este tipo de serviço, mas há o problema do valor do condomínio, que dependendo do que é oferecido, pode ser quase equivalente ao valor de um aluguel.

Localização

Quanto a localização, os apartamentos são normalmente bem mais viáveis em bairros privilegiados de alta densidade populacional em regiões centrais ou próximas a centros comerciais.

Praticidade

Outra vantagem a ser considerada é a praticidade de se morar em um apartamento compacto, em que é mais fácil conservá-lo limpo e não há preocupação com problemas no telhado, pintura da fachada, limpeza ou desentupimento das calhas, etc.

Obediência às regras

Morar num apartamento, no entanto, significa morar dentro de um local com regras que podem acarretar na mudança de hábito e na necessidade de se adequar à realidade imposta pelo condomínio. Isto pode ser um problema para pessoas que gostam de falar alto até altas horas ou de ouvir música em horas um tanto impróprias, portanto, nestes casos, o apartamento pode não ser a melhor opção.

Espaço

Uma desvantagem para o apartamento tem a ver com o espaço, já que tenho visto lançamentos de apartamentos muito pequenos, o que pode ser terrível para famílias maiores.

Existência de elevador

Outro ponto que deve ser avaliado é a existência de Elevador. Há muitos lançamentos de prédios de até 4 andares em Natal que não possuem elevadores, tendo a vantagem de apresentar menores taxas de condomínio.  Porém, imagine chegar em casa depois da feira do supermercado ou quando precisa subir com seus filhos pequenos no colo até o 3º ou 4º andar.

Casa Isolada

016

Vizinhança

Para muitos que procuram por comodidade, uma maior sensação de liberdade e privacidade, a casa poderá ser a escolha mais lógica.

Além disto, a moradia em casas pode nos trazer menos problemas de relacionamento com a vizinhança, já que não há vizinhos de andares abaixo ou acima para se incomodar com algum barulho fora de hora.

Alterações no imóvel

Em casas isoladas é possível se fazer alterações nas fachadas e plantas das unidades.

Espaços mais amplos

Casas também costumam ter entradas de carro e quintais, que normalmente permitem que crianças possam brincar com maior liberdade e com mais espaço à disposição. Esse espaço maior também é um grande diferencial para os amantes das plantas e animais que não abrem mão do bem estar dos seus bichinhos de estimação e de ter um belo jardim em seu lar.

Taxa de condomínio

Apesar dos moradores de casas isoladas não arcarem com os custos de condomínio, haverá um custo considerável  com manutenção.

Segurança

Para quem trabalha fora, especialmente para casais que ficam fora o dia todo, talvez uma casa isolada não seja a opção mais segura de todas, já que elas costumam ser mais vulneráveis. A maior parte dos assaltos a residências é feita a casas isoladas, portanto, na hora de escolher é sempre bom levar em conta se todos os moradores terão de ficar fora durante muitas horas do dia, pois isto poderá ser um problema.

Casa em Condomínio fechado

7402239142_3ffdc891e3_h

Para quem não dispensa o espaço e conforto que só uma casa pode oferecer e gostaria de ter mais segurança para sua família, existe também a opção de comprar uma casa que faz parte de um condomínio horizontal fechado. Esta modalidade de moradia mescla algumas vantagens e desvantagens citadas no texto acima.

Conclusão

“O importante é morar em um lar aonde a família se sinta bem!”
Não importa se é uma casa ou apartamento. Cada um tem suas preferências, seu estilo de vida e suas necessidades. O mais relevante nessa escolha é ter um lugar com a “cara” de seus moradores. Quando o imóvel é bem cuidado e decorado, deixa a família mais feliz, o casal mais unido e atrai bons momentos com familiares e amigos. Então, o meu conselho é que antes de decidir entre uma casa ou apartamento, analise cuidadosamente os tópicos citados acima com bastante seriedade para cada opção e escolha a alternativa mais alinhada com os valores de sua família.

 

Sobre Tiago Miranda Costa

Engenheiro Civil com MBA em gerenciamento de projetos, sócio fundador da Concretize Construções e Incorporações em Natal-RN desde 2008. Apaixonado por temas como empreendedorismo, marketing digital, produtividade e por descobrir maneiras de ajudar outras pessoas de maneira escalável.

Comentários

468 ad