8 dicas que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel

8 dicas que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel

Comprar um imóvel pode ser um dos momentos mais importantes para uma pessoa ou para uma família, pois significa a realização de um sonho de uma vida toda e que exigiu muito esforço para ser realizado.

Mas, infelizmente, como em quase tudo na vida, necessita de muita atenção, pois nem sempre há profissionais e imobiliárias bem intencionadas, e é muito fácil ser passado para trás por alguém com segundas intenções.

Portanto, nas próximas linhas vamos dar algumas dicas realmente impressionantes para você comprar o seu imóvel que infelizmente as imobiliárias não costumam contar para os seus clientes. Então preste muita atenção e boa compra!

1- Pesquise antes de ir às compras

É recomendável que você siga o seguinte passo-a-passo para fazer uma compra bem sucedida:

1º) Faça uma pesquisa de mercado a distância. Atualmente a melhor ferramenta para isso é a internet. Praticamente todos os imóveis disponíveis para venda hoje estão cadastrados nas páginas da incorporadora / construtora ou em classificados online como o “bom negócio” ou “OLX”. Durante a pesquisa, colete os preços, metragem e características dos imóveis de padrão próximo ao que você deseja e na região que te interessa.

2º) Pesquisa ao vivo. Vá no local, circule pelo bairro, converse com corretores, moradores e até com comerciantes daquela região. Aproveite esse momento para confirmar as informações do 1º passo.

2- Conheça seu limite de financiamento bancário

É comum a pessoa passar meses procurando um imóvel, encontrar o imóvel que mais lhe agrada, assinar o contrato com a incorporadora e, quando vai ao banco oficializar o financiamento para fechar negócio, descobrir que não conseguirá financiar o valor que desejava. Isso é muito frustrante para todos, inclusive para a incorporadora e para o corretor de imóveis. Para que isso não aconteça, o melhor é agir proativamente e procurar saber o quanto se consegue financiar antes de fechar o negócio.

O seu corretor deve fazer uma simulação da sua capacidade de financiamento no banco sem cobrar nada por isso.

3- Observe a documentação

Primeiramente, verifique se a Incorporação foi devidamente Registrada no cartório, solicite acesso a essa documentação e confira o memorial descritivo do imóvel. Neste documento, deve haver as informações básicas do imóvel que será entregue, como tamanho e especificações dos principais materiais utilizados;

4- Cheque se a construtora é idônea

Analise o histórico da empresa, reclamações em sites especializados e no Procon e busque no site do Tribunal de Justiça se a empresa está sendo processada.

Procure conversar com donos de imóveis construídos por aquela construtora para saber se a entrega ocorreu no prazo acordado ou se houve algum outro tipo de problema.

5- Conheça bem os custos envolvidos na transação.

Lembre-se de colocar no seu planejamento de pagamentos as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município. Converse com o seu corretor que ele saberá te informar os valores aproximados dessas despesas.

6- Identifique falsas liquidações

Recentemente, grandes construtoras anunciaram descontos de até 30% para secar seus estoques. É  importante tomar cuidado com falsas liquidações divulgadas ultimamente. Essas ofertas têm como objetivo atrair a atenção do cliente mal informado, oferecendo descontos extraordinários, quando na verdade são nada mais que o valor de mercado.

7- Lembre-se de que o imóvel vai ficar mais caro até ficar pronto

Durante a construção – antes de você assumir o financiamento no banco, portanto – as parcelas pagas à construtora não sofrem a incidência de juros, mas normalmente sofrem correção pelo Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), o índice de inflação do setor de construção civil.

Portanto, aquele valor inicial indicado no contrato vai aumentar até você passar o financiamento para o banco. O saldo devedor que você tiver com a construtora continuará sendo corrigido.

8- Jamais compre se não tiver certeza

Muitos vendedores e muitas imobiliárias irão forçar você a comprar um imóvel a qualquer custo, mas se você estiver com dúvidas, jamais conclua o negócio antes de tirá-las a limpo.

Sempre faça a compra quando tiver certeza do que está fazendo, pois deste modo você evita que arrependimentos ocorram no futuro, estragando toda a ótima sensação da aquisição do seu tão sonhado (e suado) lar!

Fontes: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/11-dicas-rapidas-para-quem-quer-comprar-um-imovel-na-planta

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2013/09/12-dicas-para-bcomprar-seu-imovel-b.html

Sobre Tiago Miranda Costa

Engenheiro Civil com MBA em gerenciamento de projetos, sócio fundador da Concretize Construções e Incorporações em Natal-RN desde 2008. Apaixonado por temas como empreendedorismo, marketing digital, produtividade e por descobrir maneiras de ajudar outras pessoas de maneira escalável.

Comentários

468 ad